domingo, 3 de maio de 2015

Estudantes de Mossoró são selecionados para feira de ciências em Londres

Nayonara Yasmim e Bárbara Amorim viajarão em julho para Londres. Foto: Alcivan Costa
Nayonara Yasmim e Bárbara Amorim viajarão em julho para Londres. Foto: Alcivan Costa
Para serem selecionados para a LIYSF Londres, os alunos tiveram que passar por provas com questões escritas, redação e conversação, tudo em Inglês. Para realizar as provas, eles tiveram três meses de preparação.

Três estudantes e uma professora de escolas públicas de Mossoró vão representar o município na London International Youth Science Forum 2015 (LIYSF), uma feira de ciências que acontecerá em Londres, na Inglaterra, em julho deste ano. Para as duas adolescentes do grupo, a experiência é resultado de premiações alcançadas com projetos de sustentabilidade e meio ambiente na IV Feira do Semiárido Potiguar, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro do ano passado.
Nayonara Yasmim, de 17 anos, cursa o 3° ano do ensino médio na Escola Professor Abel Freire Coelho. Ela representará a sua escola na LIYSF e fala sobre a expectativa da viagem. “É muito gratificante saber que vamos estar na universidade de Cambridge, uma das melhores do mundo. Que vamos conhecer laboratórios, museus, entre várias outras coisas. Mas o mais importante é mostrar que é possível, mesmo sendo de escola pública”, diz.
Bárbara Amorim, de 15 anos é aluna do 3° ano da Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira e afirma que a expectativa é ganhar mais conhecimento acadêmico e cultural. “Conhecer novos lugares e levar essa experiência tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional. Sinto-me honrada em estar representando alunos de escolas públicas, queria muito que servisse como um incentivo para os demais”, afirma.
Para serem selecionados para a LIYSF Londres, os alunos tiveram que passar por provas com questões escritas, redação e conversação, tudo em Inglês. Para realizar as provas, eles tiveram três meses de preparação. “O que nos ajudou foram músicas, seriados, entre outras coisas”, comenta Bárbara, sobre o aprendizado de um novo idioma.
O projeto ganhador de Nayonara Yasmim trata de dois diferentes tipos de biodiesel, com gordura bovina e suína, já o que Bárbara Amorim vai representar trata da fabricação de blocos feitos de sacos de cimento e água. Os projetos serão apresentados em Londres através de vídeos feitos com os demais integrantes dos grupos que participaram tanto da Feira do Semiárido, quanto da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo, março deste ano.
As alunas também ressaltaram a importância dos professores que orientaram os projetos. “Uma das partes mais importantes são os professores-orientadores, que acreditam nos alunos, porque só o aluno querer e o professor não acreditar, não adianta”, diz Nayonara Yasmim. “O meu professor é um bom orientador e a escola também incentivou bastante”, afirma Bárbara Amorim.
Para a Febrace, os alunos receberam uma ajuda de custo do Governo do Estado, auxílio esse que ainda não está confirmado para a viagem de Londres, o que tem preocupado os estudantes.
Além das duas adolescentes, outro aluno, Caio Mateus, foi selecionado para o evento. Ele vai representar a Escola Estadual Moreira Dias, instituição que também enviará uma professora para o evento internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário