quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Atenção CRAS de Ant.Martins informa a comunidade que já iniciou as rematrículas e matrículas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV


A imagem pode conter: texto
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) informa a toda população de Antônio Martins que já iniciou as rematrículas e matrículas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço esse, que visa o desenvolvimento do convívio, participação social e protagonismo, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, atendendo o público de 04 a 17 anos, adultos, gestantes e idosos.

Os interessados devem dirigir-se a sede do CRAS, localizado na Avenida Senador Joaquim Inácio, nº 353, Centro – das 08h ás 11h30, munidos dos seguintes documentos: Cópias do registro de nascimento, RG, CPF, NIS (Número de Identificação Social), declaração escolar (para crianças e adolescentes) comprovante de residência, cartão do SUS e caderneta da gestante (para as mulheres grávidas).

Período de inscrição: de 20 a 28 de fevereiro de 2018. As inscrições serão realizadas presencialmente e devem ser realizadas pelo responsável legal.
As vagas são limitadas de acordo com a capacidade de cada grupo.

GRUPOS DE CRIANÇAS: 04 A 06 ANOS
Desenvolve atividades com crianças, inclusive com crianças com deficiência, seus grupos familiares e gestantes, estabelecendo o fortalecimento de vínculos e a socialização, centrados na brincadeira, na acolhida e no convívio familiar e comunitário. Por meio do acesso a brinquedos e de experiências lúdicas, orienta aos familiares sobre o cuidado com a criança pequena. As atividades previnem a ocorrência de violação de direitos, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF.

GRUPOS DE CRIANÇAS: 06 A 12 ANOS
Tem por foco a construção do espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para resignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.

GRUPOS DE ADOLESCENTES E NUCA: 12 A 18 ANOS
Os adolescentes e jovens participam de oficinas de esportes, música, fotografia, meio ambiente, cinema, além de rodas de conversas sobre as temáticas que permeiam a vida de um jovem. Além disso, os participantes e pais recebem informações e orientações para inclusão desses adolescentes no trabalho protegido, caso esse seja interesse do jovem e da família.

GRUPO DE MULHERES:
O Grupo tem por objetivo proporcionar entre elas o fortalecimento de vínculos através dos encontros, desenvolver o conhecimento e as relações de convivência, trabalhando a elevação da autoestima, a troca de informações e experiências, resgatando a valorização, a dignidade e cidadania humana, o respeito que o gênero feminino merece. Desenvolver através dos encontros, palestras, orientações, visando à organização familiar e comunitária.

GRUPO DE GESTANTES: 
Tem como objetivo oferecer informações referentes à gestação e aos cuidados com o bebê, possibilitar a troca de experiências entre as gestantes e, principalmente, fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê. Os Encontros contam com a colaboração dos profissionais da saúde, que fazem palestras sobre os diversos assuntos de interesse das participantes.

GRUPOS DE IDOSOS:
Realiza atividades que contribuem para o processo do envelhecimento saudável, para o fortalecimento da autonomia, de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social. As intervenções da equipe técnica são pautadas nas características, nos interesses e nas demandas dessa faixa etária, considerando as vivências em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer.

Por Blog Antônio Martins em dia com Informações do Crás de Antônio Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário