quinta-feira, 12 de março de 2015

SAÚDE: Prefeitura de Antonio Martins promove campanha de prevenção a dengue e a febre chikungunya

    
    De 10 a 18 de março, a Prefeitura de Antônio Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará promovendo uma campanha de prevenção contra a dengue e a febre chikungunya.

Seis bairros da cidade foram selecionados para receber a visita dos enfermeiros e agentes comunitários de Saúde e de endemias, que percorrerão casa a casa levando esclarecimentos à população.

"Não podemos descuidar um só instante e, por isso é importante que todos colaborem, recebendo os profissionais, com informações úteis de prevenção", destacou Clébia Fernandes, secretária municipal de Saúde.

Além de panfletos, com dicas de prevenção, os agentes verificam a existência de focos do mosquito e colocam larvicida nas caixas e tambores com água.
A campanha está sendo desenvolvida em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, que vem realizando a coleta do lixo nos bairros visitados.

O mosquito Aedes Aegypti é o principal responsável pela transmissão da dengue e da febre chikungunya. Em caso de suspeita, a orientação é procurar a unidade de saúde imediatamente.

Drª Clébia Fernandes alerta a população para não tomar remédio por conta própria. "O fundamental é que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros", disse.

Os principais sintomas são: febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos –dedos, tornozelos e pulsos.
Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.

CALENDÁRIO DE VISITAS
DIA 10 - Alto da Ema
DIA 11 - São José
DIA 12 - Muquém
DIA 13 - Conjunto Miguel de Jorge (Nova Vida)
DIA 17 - Conjunto dos Fiéis
DIA 18 - Centro da Cidade





Nota do Blog Antônio Martins em dia:  Parabéns Equipe ( agentes de endemias, agentes de saúde e enfermeiros).Como sempre em conjunto promovendo saúde para nossa população. E conscientizando nosso povo quanto a importância das medidas preventivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário