segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

ARQUEOLÓGA DO IPHAN FAZ VISITA AOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE ANTONIO MARTINS.

   

        Na ultima segunda feira, dia 19 de dezembro de 2016, a arqueóloga Ellen Carvalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizou uma visita a alguns sítios arqueológicos de nosso município, de Antônio Martins, em atendimento ao pedido feito pelo pesquisador local, Expedito Neto, que desde 2013 vem se dedicando na busca incansável pelos vestígios da presença humana pré-histórica em nosso município.

Na oportunidade, foram visitados 09 sítios arqueológicos contendo gravuras rupestres. Estes por sua vez, serão registrados no CNSA (Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos) vinculado ao CNA (Centro Nacional de Arqueologia), todos organizados e mantidos pelo IPHAN, onde já existem 04 sítios arqueológicos do nosso município registrados (Junco, Timbauba, Casa Nova e Ramada).

O município de Antônio Martins, já havia recebido a visita de alguns arqueólogos, dentre as quais se destaca a visita a primeira, realizada no ano de 1963, pelos arqueólogos Elizabeth Mafra Cabral e Nássaro A. Souza Nasser, vinculados ao Departamento de Antropologia Cultural do antigo Instituto de Antropologia, hoje, Museu Câmara Cascudo. Nesta visita foi registrado o sítio arqueológico da Ramada, localizado a cerca de três quilômetros do centro da cidade.

Para Expedito, é uma vitória ter conseguido depois de três anos de pesquisa e descobertas de mais de 41 novos sítios arqueológicos contendo arte rupestre, uma visita técnica dos arqueólogos do Instituto; “me considero um vitorioso, depois de ver estes sítios arqueológicos recebendo tão importante visita. É a garantia de que estou no caminho certo e que meu trabalho vale apena. Não quero me eternizar e nem ser reconhecido por isso, só quero que nosso passado pré-histórico seja preservado, como é preservado em outros lugares.”

Expedito ainda, diz que atribui a visita do IPHAN no município, a arqueóloga de grande renome mundial, Niede Guidon; “em um dia de desespero, resolvi entrar em contato com a arqueóloga Gabriela Martin, na qual sempre mantenho contato, e pedi o e-mail da Dra. Niede Guidon. Prontamente a doutora Niede me respostou e enviou a minha suplica para a Superintendência do IPHAN no Rio Grande do Norte. Você sabe, é bem mais fácil você conseguir algo com alguém que já tem prestigio na área.”

A arqueóloga Ellen Carvalho ficou surpresa com a quantidade de sítios arqueológicos existentes no município de Antônio Martins e afirmou que no próximo ano virá novamente, onde tentará registrar e visitar todos os sítios que contem gravuras rupestres e outros que possuem apenas marcas da presença humana, que contabiliza mais de 150 locais. Portanto, o município de Antônio Martins possui aproximadamente 195 sítios arqueológicos que assinala a presença de grupos humanos pré-históricos por longo período de tempo.

Nota do Blog: Parabéns ao jovem Expedito neto por sempre esta na  busca incansável pelos vestígios da presença humana pré-histórica em nosso município

Por Blog Antônio Martins em dia
Via:Expedito Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário