domingo, 12 de janeiro de 2020

Instituto Pacto de Desenvolvimento Social realiza lançamento do Projeto Comunidade Integrada.



     Evento aconteceu no último dia 10 de janeiro de 2020, iniciando às 8h30, no Salão Paroquial de Antônio Martins/RN.
 PROJETO COMUNIDADE INTEGRADA FOI LANÇADO EM ANTÔNIO MARTINS COM A PARTICIPAÇÃO DE DIRIGENTES DE ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS, REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES E EXPOSIÇÕES SOCIAS E CULTURAIS.
Para marcar o lançamento do Projeto Comunidade Integrada: Cidadania, Políticas Públicas, Cooperação e Serviços, o Instituto Pacto realizou um evento no último dia 10 de janeiro, na cidade de Antônio Martins.

A solenidade contou com a participação de representantes de Associações Comunitárias, de instituições públicas e privadas, do Instituto Pacto, responsável pela execução do projeto, que tem o objetivo principal de organizar-se com os diversos atores das comunidades rurais e urbana na efetivação de conhecimento, cidadania, cooperação e prestação de serviços com os organimos associativos.
O Diretor-Presidente do Instiuto Pacto Gualberto César, apresentou os objetivos e metodologias de execução do projeto, fundamentado nos princípios norteadores da Constituição Cidadã/88 e no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Lei Federal nº. 13.019/14 e suas alterações.
Nesta perspectiva o Projeto Comunidade Integrada visa desenvolver um trabalho de fortalecimento das organizações do terceiro setor do município de Antônio Martins, compartilhando experiências, conhecimentos e formação comunitária, em parceria com instituições públicas e privadas, com a participação decisiva de voluntários. Serão convocados profissionais liberais, autônomos de áreas afins e estudantes, para atuarem durante a execução do projeto.
Além da Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural Sustentável de Barbosa, Lagoa e Salva Terra – ADECORBLAST, que sediará as primeiras ações do Projeto Comunidade Integrada, outras associações também serão integradas às atividades futuras.

A cerimônia de lançamento do projeto contou com a presença de Caramurú Paiva, Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Francisco do PT, e com representações de outras instituições: Secretaria Municipal de Agricultura, NASF e Prefeitura Municipal, Sindicato dos Produtores Rurais de Pau dos Ferros e SENAR/RN, Núcleo Sertão Verde, EMATER/RN, CMDRS, Diaconia, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Assembleia de Deus Pão da Vida, Instituto Nordeste Cidadania do Banco do Nordeste de Umarizal, Banco do Nordeste de Pau dos Ferros, FETRAF/RN e SINTRAF do município de Campo Grande/RN.

Durante o evento foram apresentados alguns trabalhos sociais e culturais realizados pelas associações do município. A abertura da solenidade contou com a participação de crianças e adolescentes do Núcleo de Apoio à Pessoa Surda - NAPS, presidido pela Pastora Elienice Almeida da Assembleia de Deus Pão da Vida, que fizeram uma apresentação do Pai Nosso em Libras, que contagiou a todos.

A presidente da Associação dos Moradores de Tamanduá Margarida Paulo, fez uma explanação das conquistas de sua comunidade. Enfatizou a vivência comunitária, o diálogo e a participação dos moradores, principalmente durante a construção da capela. Apresentou também as cisternas construídas e as ações culturais desenvolvidas na comunidade. 

O jovem Josimar Maia, fez uma apresentação sobre as ações da Diaconia na comunidade do Sítio Alegre, enfatizou a construção das cisternas de placas, cisternas calçadão e experiências produtivas. 

José Brigadeiro, poeta e morador do Sítio Colônia, recitou um poema retratando as melhorias trazidas pela Diaconia da Colônia para o Sítio Trincheira: como cisternas, banheiros, hortas e galinheiros. 




coordenador do Projeto Missão CALEBE da Igreja Adeventista do Sétimo Dia, que está atuando em nosso município, desenvolvendo ações voluntárias em vários setores, apresentou as principais atividades realizadas e a importancia de servi ao próximo. 

Ainda durante as apresentações culturais o Jovem Kauam Reinaldo, representou as comunidades de Tamanduá, Galção, Cancão e Serrinha do major; cantando uma música dos Nonatos intitulada Casa de Campo. 

Já José Fernandes da equipe da Associação do Sítio Pinhão, apresentou as atividades desenvolvidas na sua comunidade. Trazendo a animação do forró pé de serra interpretado pelo associado Ivonildo Fernandes, que animou o evento.









O lançamento do Projeto Comunidade Integrada contou com a colaboração decisiva da equipe do Instituto Pacto: Gualberto César; Arrênia Monária; Messias Torres; Filomena Alane e Marcos Rodrigues. Contou ainda com apoio do mandato da Vereadora Alexandra Moreira e com adesão das comunidades rurais e urbanas, principalmente dos presidentes das Associações Comunitárias de Barbosa, Pico Branco, Pintada, Raposa, Serrinha do Major e Tamanduá.









 

Por Blog Antônio Martins em dia 
Via Por:GUALBERTO CÉSAR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário