Já pensou em transformar seu olhar sobre sua cidade em fotografias? O projeto “Cidade Além do Cartão-Postal”, coordenado pelo fotógrafo Jean Lopes, vai além de oficinas de fotografia, mas um convite para mergulhar na identidade afetiva e social dos municípios potiguares, indo além dos clichês turísticos.
Com oficinas já confirmadas nas cidades de Areia Branca, nos dias 4 e 5 de novembro, e Ipanguaçu, nos dias 15 e 16, a iniciativa promete transformar jovens da rede pública em cronistas visuais de seus próprios lares. A ideia é simples: com seus celulares, os 15 alunos selecionados em cada cidade passarão por 15 horas de imersão (em dois dias), sendo incentivados a buscar e registrar aqueles cantos e vivências que tornam o lugar único, mas que raramente estampam um cartão-postal tradicional.
As inscrições para a cidade de Ipanguaçu será aberta em breve.
A oficina trará um estímulo ao olhar crítico e ao senso de pertencimento. Ao explorar e fotografar seus arredores, os participantes desenvolvem a criatividade e a sensibilidade estética.
O resultado da imersão será a produção de cartões-postais virtuais e uma exposição final na escola ou espaço cultural, permitindo que a comunidade veja sua própria história contada pelos olhos genuínos dos jovens fotógrafos. E para o município, é um presente, um acervo cultural gratuito, visibilidade positiva e um estímulo ao turismo local.
À frente dessa jornada está Jean Lopes, de Assú (RN), cujo trabalho é uma celebração da cultura nordestina. Com mais de 60 prêmios na bagagem — incluindo o prestigiado Prêmio Petrobras de Jornalismo— séries como “Bravos”, “Junina” e “Pau de Sebo” atestam sua capacidade de capturar a identidade e a vitalidade no Nordeste.
“A Cidade Além do Cartão-Postal” é realizado com recursos do Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-RN).
Para municípios interessados em levar as oficinas do projeto, e para mais informações:
Jean Lopes
Coordenador do projeto
(84) 99999-8964 | jl.jeanlopes@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário