quinta-feira, 10 de março de 2016

MUTIRÃO: Secretaria Municipal de Saúde promoveu ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti no bairro Alto da Ema


       Numa ação da Prefeitura de Antônio Martins, por meio das secretarias municipais de Saúde e a de Urbanismo e Meio Ambiente, agentes de Saúde e de Endemias participaram nesta última quinta-feira, 03 de março, de mais um mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus, que está associado à malformação do cérebro de bebês ainda no útero, chamada de microcefalia. Desta vez, o combate ocorreu especificamente no bairro Alto da Ema.

O objetivo da mobilização foi orientar as famílias, vistoriar as casas e limpar terrenos baldios e contou ainda com o apoio de enfermeiros e do pessoal da limpeza pública.

“Estamos levando ações de conscientização e limpeza aos moradores da zona urbana, mas é importante que todos colaborem para mantermos o bairro livre do Aedes Aegypti”, frisou a secretária municipal de Saúde, Clébia Fernandes.

Ela disse ainda que, “de nada adianta fazermos nossa parte e a população assuma sua parcela de responsabilidade na erradicação dos focos do mosquito”.

Dra. Clébia Fernandes lembrou que a ação também serviu para abordar a prevenção às diarreias, tão comuns nesta época do ano.

Além dos esclarecimentos dados aos moradores do bairro, sobre os cuidados a serem tomados, a equipe teve muito trabalho para recolher o lixo jogado em locais inapropriados.

O recomendável é tampar vasilhas com água, tambores e caixas d’água, cobrir pneus com lona ou plástico e emborcar garrafas com a boca para baixo, assim o mosquito não procria.

Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus têm basicamente os mesmos sinais: dor de cabeça, febre, dores nas articulações, manchas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Caso apresente sintomas de uma das doenças transmitidas pelo mosquito, evite a automedicação e procure imediatamente uma das unidades de Saúde do município.


Dra. Clébia Fernandes adiantou que, na próxima semana, o mutirão visitará um novo bairro da cidade e, em seguida, chegará às comunidades rurais de Antônio Martins.

Via Cristiano Rojas
Por Blog Antônio Martins em dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário